sexta-feira, 28 de maio de 2010

Espaço físico da SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, Localizada na E. M. Ver. Evilásio Vasconcelos.





Sou Elismar Gonçalves Siqueira Raymundo, estou iniciando minha experiência na SRM este ano, pois me especializei recentemente em Psicopedagogia Clínica e Institucional,sou graduada em Pedagogia. Quando assumi a Sala de Recurso a idéia era trabalhar principalmente as dificuldades encontradas no processo ensino /aprendizagem, mas com o passar do tempo, fomos vendo que a inclusão, ou seja, as necessidades especiais é o foco principal da Educação brasileira, atualmente . Daí o empenho da Secretaria Municipal de Educação de ingressar alguns de seus professores na especialização do AEE (Atendimento Educacional Especializado), inclusive “eu”. E agora estamos analisando que a SRM além daquilo que tínhamos previsto, em torno da clientela da escola e o que e como são trabalhados todos os processos de aprendizagem e desenvolvimento motor e cognitivo.
E para que todo esse processo tenha êxito procuro organizar meu plano das seguintes maneiras: primeiro procuro conversar com a família para me inteirar de toda a situação familiar da criança, segundo, dialogar e trocar idéias com os professores da sala comum e por último o atendimento a criança, cada uma na sua especificidade. Mas ainda vejo muito escassa a participação da família em todo esse processo.
Os alunos são atendidos sempre no período oposto ao da escola, mas se há alguma ocorrência no período de aula, procuro sempre auxiliar os professores das salas comunus. Por isso que a atividade que mais me dispendo de tempo é o atendimento ao aluno.
Perfil dos alunos atendidos na SRM:


ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL/INTELECTUAL
02
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
01
ALUNOS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO
20
ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
01
ALUNOS COM AUTISMO
01
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA 02
Vale ressaltar que todos os alunos atendidos são da mesma escola onde tem a SRM que eu trabalho, pois a direção achou melhor primeiramente reestruturar e adequar a SRM para depois abranger o atendimento as outras escolas do município.
Sendo que a demanda está cada vez mais aumentando, pela procura do atendimento ao AEE, por parte dos professores da sala comum, coordenação pedagógica, professores de reforço e outros. Porque a somatória do trabalho do professor da sala comum, que trabalha na procura de planejar e adequar os conteúdos a serem trabalhados na sala de aula, com o trabalho do AEE que é um serviço de educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas, faz com que o ensino/aprendizado e a inclusão só se tornem cada vez mais ricos e aguçadores. E para que tudo isso tenha uma frutificação melhor e grandiosa cada vez mais faz se necessário a formação de professores em “Atendimento Educacional Especializado.”

Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DO SEU DEPOIMENTO, ELISMAR PORQUE TAMBÉM TRABALHO NA SALA DE RECURSO E AS DÚVIDAS SÃO MUITAS, PORTANTO É DE SUMA IMPORTANCIA A TROCA DE EXPERIÊNCIA.

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